domingo, abril 23, 2006

O longo retorno

Não é à toa que esse blog não está sendo atualizado: depois de quase um mês com o braço na tipóia, ainda preciso fazer fisioterapia. A cada dia o braço melhora um pouco, mas não o suficiente para voltar a surfar.

É óbvio que justamente quando eu não posso surfar, as condições vão ser ideais. Água quente, boas ondas e dias de Sol. Não deixe de aproveitar o mar, se vocês estiver no Rio. A água está quente e cristalina - a corrente mudou, no fenômeno conhecido como água roxa.

Segunda-feira a primeira ressaca do ano chegou ao Rio, com ondas boas no Pontão do leblon, Macumba e Prainha. Em Itacoatiara as ondas estavam gigantescas, de 4 metros, e a competição da Greenish pelo registro da maior onda surfada no Brasil fez muitos fotógrafos acompanharem a ressaca. O resultado é que apareceram muitas fotos de "big surf" nos jornais do dia seguinte. E, o que é melhor, o fundo das praias da zona sul agora está acertado.

Esse final de semana fui a Ipanema, no Posto 9, e as condições estavam totalmente diferente (e melhores) que da semana passada. Como a ressaca jogou muita areia perto da praia, a arrebentação está mais londe da beira, formando ondas regulares mas com seções de tubos. Como há muito tempo não tem surf em Ipanema, o mar estava quase sem crowd, permitindo que uns poucos sortudos aproveitassem boas ondas no final de tarde.