terça-feira, janeiro 02, 2007

Preparativos da viagem

Subitamente, todas as coisas que normalmente tirariam minha paciência parecem ter se tornado suportáveis. O engarrafamento causado pela maldita árvore da Lagoa, os ladrões que roubam toca-fitas de carro na minha rua, a chefe que chama para uma "rápida reunião" às 6 da tarde e os domingueiros que andam a 10 km pelas ruas. Todos se tornaram suportáveis porque daqui a um mês estarei embarcando para Lima, e logo depois colocarei meus pés no Oceano Pacífico, nas praias de Punta Hermosa.

É claro que os preparativos para a viagem não se encerram na compra da passagem. Queria trocar meu long john velho de guerra, mas uma roupa de neoprene é um investimento alto, não se compra ela como uma camisa. Passei horas em lojas de surf experimentando roupas de borracha, suando alguns litros cada vez que vestia uma, até achar a perfeita para mim: uma de neoprene flexível da Billabong, que veste como uma luva no seu corpo.

Para os padrões brasileiros, é uma roupa topo de linha, mas é considerada mediana pela Billabong internacional. De qualquer maneira, a melhor que já tive.

Logo depois de comprar a roupa, passei na Surf's, uma loja da Galeria River onde havia deixado três pranchas antigas para vender em consignação, e tive uma surpresa desagradável. A dona da loja havia feito uma estimativa para cada prancha minha, e me disse que iria cobrar do comprador R$ 50 a mais por cada uma delas. Nenhuma tinha sido vendida, e descobri porque quando vi o preço cobrado: R$ 150 a mais do que eu estava pedindo. Considerando que a mais barata custa R$ 100, é um aumento violento, e que prejudica a venda.

A dona deu uma desculpa esfarrapada, dizendo que quando vende com cartão de crédito precisa pagar 20% de imposto. Deixei duas prancha da loja e tirei uma, e vou tentar vender sozinho. Por acaso meu professor de natação comentou comigo hoje que quer voltar a surfar, e com isso nem preciso apelar para o Mercado Livre. Se já conseguir me livrar dessa, pego as outras e dou uma banana para aquela interesseira.