sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Quarta dica - a prancha


Depois de você mesmo e do mar, o elemento mais importante para o surf é a prancha. Mas, quando você estiver aprendendo, não pense que ter uma prancha igual com as pranchas dos campeões terá um poder mágico e o fará deslizar sobre as ondas. Uma thruster triquilha não é uma boa pedida para um iniciante, que terá dificuldade para ficar em cima dela. Aprendi a surfar da maneira mais difícil, com uma triquilha, e levei uma semana para ficar de pé e um mês para ter um controle mínimo sobre a prancha. Tudo bem que, como era verão e só fiquei na zona sul, nem todo dia havia onda, mas com uma prancha certa eu sofreria menos.



Se você quer começar a surfar, procure uma prancha grande, que torne a remada mais fácil, e não um foguete de 6 pés. Acho que o melhor modelo para quem está começando é o funboard, que parece um longboard em miniatura, com até 8 pés. O funboard proporciona uma boa flutuação e facilita a remada, características boas para quem está começando.


Existe também um modelo que é meio-termo entre o funboard e a pranchina, em termos de espessura e tamanho, o evolution. Ela permite mais manobras que uma funboard, mas acho que é um auto-engano: se você está começando, acho melhor se concentrar em ficar de pé e aproveitar a experiência. Quando os primeiros degraus do surf tiverem sido vencidos e você conseguir ficar de pé no funboard, passe logo para a pranchinha.



Outra opção para quem está começando é cair no mar com um pranchão, também chamado de longboard. Eles seguem o estilo das pranchas mais antigas, dos anos 60, mas adotam novos materiais que os tornam mais leves que os modelos dos nossos vovôs. Eles são bons para quem está começando por proporcionarem boa remada, mas não eles dão uma canseira aos iniciantes na hora de varar as ondas e passar da arrebentação.


Além disso, se você está surfando em uma praia cheia, uma hora ou outra poderá precisar de um banhista ou um surfista, e um funboard tornará essas viradas mais fáceis que um pranchão. Surfar em um pranchão é quase outro esporte, pois ele quase que te obriga a ter movimentos suaves, como de um rei que desliza sobre a água.


Para conseguir sua primeira prancha, não é preciso ser muito seletivo. Uma usada, comprada de um amigo, da internet ou de uma loja, já dará conta do recado. Se o orçamento permitir, procure um shaper (na barra ao lado estão os endereços de alguns) e faça uma sob medida, dizendo a ele que será sua primeira prancha. Fazendo a prancha diretamente com o shaper, além de ter uma prancha feita especialmente para você, ainda conseguirá economizar alguns reais, em comparação com o que se paga em um loja.

2 Comments:

At 1:36 PM, Blogger bruno sales said...

Interessante, eu tava pesquisando sobre isso..
Meu nome também é Bruno, e surfo no Pará.
Infelizmente a cidade que eu moro não é litorânea, entao de vez em quando em alguns finais de semana eu me movo pra surfar.
To surfando há +/- 1 ano, mas com pouca frequência, a minha prancha é um funboard 7.6". To dropando direto agora, mas simplesmente vou deslizando na agua.
Eu queria saber sobre o posicionamento dos pés numa fun, eles devem ficar proximo a rabeta e decke ou eles devem procurar ficar no meio da prancha ?
quando eu dropar, devo fazer alguma manobra com funboard ?

Valeu

 
At 1:58 PM, Blogger Bruno Lopes said...

Como o nome diz: se diverte com a prancha! Coloca o pé mais para trás para fazer uma manobra e desviar de alguém que esteja na frente. De resto, é só deslizar nela.

 

Postar um comentário

<< Home