terça-feira, fevereiro 21, 2006

Terceira dica - sozinho ou com professor?

Há alguns anos surgiram as "escolinhas de surf", que facilitam bastante o aprendizado de quem está começando. Acho que elas são uma boa idéia pelas seguintes razões:
  1. Quem está começando precisa de uma prancha maior do que a que poderá usar quando tiver mais habilidade. A escolinha já fornece uma dessas "pranchas de apreendizagem" ao aluno.
  2. O aluno conversa com instrutores, mais experientes, e aprende a sair de situações difíceis e como deve agir no outside - a "etiqueta do surf".
  3. Ter um instrutor por perto vai acelerar seu aprendizado, porque ele vai te dar orientações que vão te ajudar nas primeiras e desajeitadas tentativas de ficar de pé em uma prancha.
  4. Enquanto o aluno está na escolinha, irá usar a camisa de lycra que identifica seu status de iniciante. Os outros surfistas vão manter uma distância segura do aluno, e saber que ele está aprendendo a surfar.

Mesmo assim, muita gente não gosta das escolinhas de surf. Acho que devem ter vergonha de aprender a surfar junto com uma molecada. Outros reclamam que as aulas costumam ser muito cedo. Outro problema é as escolinhas às vezes parecem... escolas! É preciso disciplina, atender o mestre, só fazer o que ele manda, a ponto de não ser divertido.

Em todos os postos de salvamento da Barra e do Recreio podem ser encontradas escolinhas, com aulas geralmente pela manhã, às oito horas. Destaco duas: Pedro Muller e Rico de Souza.