terça-feira, fevereiro 07, 2006

Para começar, natação

A primeira providência a ser tomada por quem quiser aprender a pegar onda é melhorar o condicionamento físico. Essa semana voltei a fazer natação duas vezes durante a semana e posso garantir que a diferença é significativa. A remada fica mais fácil, e os caldos não ficam tão assustadores quando sua capacidade respiratória é maior. A recomendação é importante principalmente para quem só tem o final-de-semana para surfar, pois a antiga frase continua verdadeira: “atletas de final-de-semana morrem no final-de-semana”.


Está certo que a melhor preparação para surfar é pegar onda, pois os músculos trabalhados na remada são diferentes dos usados quando se está nadando sem prancha. Mas a natação é o exercício aeróbico que mais se aproxima dos movimentos do surf, e para mim funciona mais que uma hora de bicicleta e é menos agressiva para os pés e joelhos que a corrida. Para mim, nadar duas ou três vezes por semana é o suficiente, considerando que sábado e domingo também estou dentro d'água.


Para mim, não deixa de ser irônico: quando era criança passava boa parte das minhas tardes em uma piscina e odiava cada minuto, achava aquilo um saco. A principal diferença é que agora faço natação para ficar preparado para o surf. É como o fígado que se come antes do sorvete: caso contrário, não investiria meu tempo e esforço para ficar de um lado para outro de uma piscina, uma das atividades mais tediosas já inventadas.